Blog Money Way

Navegando pelo Mundo das Moedas com Sabedoria e Segurança

Dicas para passar por imigrações pela primeira vez

Viajar para o exterior pela primeira vez pode gerar certa ansiedade, principalmente na hora de passar pela imigração. No entanto, seguindo algumas dicas simples, você pode se preparar melhor para esse momento e evitar preocupações desnecessárias. Neste post, compartilhamos algumas dicas que já nos ajudaram a passar por diversas imigrações mundo afora e que te ajudarão a se sentir mais seguro. 

• Seja educado, mas evite exageros

Ao chegar na imigração, lembre-se de ser educado e responder apenas às perguntas feitas pelos agentes. Ser simpático é bom, mas não exagere na tentativa de agradar.

• Organize seus documentos

Tenha uma pasta com todos os documentos impressos necessários, incluindo passaporte, passagens de ida e volta, comprovante de reserva de hospedagem, seguro viagem e certificados de vacinação. Ter tudo em mãos facilita o processo e evita a procura desesperada por documentos na hora.

Se não quiser levar tudo impresso, recomendamos ter esses documentos em um grupo consigo mesmo no whatsapp ou uma pasta com os arquivos já baixados e organizados, lembra-se de salvar bateria do celular para essa hora também.

• Comprovação financeira

É importante ter comprovação financeira, seja em dinheiro em espécie ou em cartões. Interessante salvar um print do limite do seu cartão ou saldo da conta, ou até imprimir e levar na pasta de documentos.

• Pesquise sobre o destino

Antes da viagem, pesquise sobre o destino, os principais pontos turísticos e os passeios que pretende fazer. Os agentes podem perguntar sobre seus planos no país, então esteja preparado para mencionar os locais turísticos que pesquisou.

• Evite distrações

Enquanto estiver na fila da imigração, evite utilizar o celular, fazer vídeos ou tirar fotos. Mantenha o foco e evite chamar a atenção desnecessariamente.

• Evite conversas desnecessárias

Principalmente se estiver viajando sozinho, evite conversar com outras pessoas na fila. Essas interações podem chamar a atenção e gerar perguntas adicionais.

Mas e se eu não sei falar inglês? Não se preocupe, muitas imigrações vão se comunicar em espanhol, o que pode facilitar. Nesses casos é altamente recomendado ter a pastinha impressa com todos os documentos impressos, pois pode simplesmente entregar a pasta ao agente, ele mesmo vai procurar o que precisar de informação. 

Passar pela imigração pode ser um momento de tensão para os viajantes, mas seguindo essas dicas simples, você estará mais preparado e confiante. Lembre-se de manter a calma, ser educado e responder apenas ao que for questionado. Se você estiver cumprindo todas as regras e não tiver nada a esconder, não há motivo para medo ou insegurança. Aproveite sua viagem com tranquilidade!

Negocie pelo WhatsApp