💵 A moeda norte americana é usada como meio de troca e reserva de valores em todo o mundo. São TRÊS os tipos de cédulas de dólar circulando por aí. Segundo o Federal Reserve (FED) há mais de US$ 2 trilhões de dólares em notas em circulação atualmente. O FED tem como responsabilidade gerenciar a economia norte americana e manter a estabilidade da moeda nacional, assim como o Bacen, o Banco Central aqui no Brasil.
O governo americano afirma que TODAS as moedas dos EUA têm curso legal, independentemente do ano em que foram emitidas. Agora vamos te explicar a diferença de cada modelo!
O modelo NOVO, também conhecido como ‘‘dólar azul” está sendo emitido desde 2009. Foram feitas evoluções no papel moeda com a adição de elementos de segurança, como Fita de Segurança de 3D e o Sino no Tinteiro, sendo uma nota altamente difícil para falsificação. Essas notas são seguras e aceitas mundialmente, pode viajar tranquilo para qualquer lugar do globo.
O modelo INTERMEDIÁRIO, também conhecido como ”cabeção” foi emitido de 1996 até 2013. A nota é aceita sem restrições em todo território norte americano, mas já tem restrições fora dos EUA. Por já não ser a moeda mais atual emitida, aqui no Brasil é descontado na hora da sua troca, cerca de 5-10%. Nos EUA seu valor se mantém o mesmo, assim como em alguns país onde a moeda circula também, Equador, Argentina e Uruguai que normalmente aceitam essas notas desde que estejam em bom estado. Com exceção das séries CB e DB, porque houve uma grande falsificação dessas séries há muitos anos e ainda hoje tem lugares que não as aceitam.
O modelo mais ANTIGO, também conhecido como ”cabecinha” ou ”cara pequena’‘ foi emitido entre 1914 e 1996. Nos Estados Unidos essas notas podem ser trocadas em bancos. São indicadas para quem irá viajar ao país e possua algum parente ou amigo que possa levar as moedas ao banco e efetuar a troca, pois é necessário ter conta no banco para fazer o depósito. Locais de muito turismo como a Florida e New York, as moedas são aceitas no comércio desde que em bom estado.
🚧 Dólar Deteriorado
Cédulas danificadas, manchadas, cortadas, queimadas, escritas, pintadas ou mofadas precisam ser avaliadas. Conforme o estado das notas define o valor que se pode pagar. Quanto pior o estado do dólar, maior será o desconto em % na hora da troca. O recomendado é que essas moedas sejam repassadas a cidadãos ou residentes norte-americanos para que seja feito um depósito em suas contas bancárias nos EUA. O valor pode passar ainda por uma análise do banco central americano antes de virar saldo em conta bancária, e essa análise pode demorar até alguns meses.
🌍 Os modelos antigos de moeda, como o dólar intermediário, acaba se tornando uma boa forma de economizar na sua próxima viagem, por isso nós disponibilizamos essa opção para nossos clientes, entre em contato para se atualizar das cotações.
💡 E aí, você tem dólares antigos na gaveta? Que tal nos chamar no WhatsApp e nos enviar uma foto? Nossa equipe faz uma avaliação e enviamos a cotação do dia. Temos os melhores preços de Porto Alegre!
Todos os direitos reservados – Money Way – 2024